Apresentação

O SISS-Geo é uma ferramenta de ciência cidadã, construída nos preceitos de Uma Só Saúde Saúde Única. É grátis, funciona “offline” de modo a ser útil e não haver perda de dados em locais remotos. O georreferenciamento de imagens e registros dos animais permite correlações entre bases de dados de mudanças do uso da terra, desastres e alterações climáticas. A distribuição de alertas simultânea aos três níveis de governo de anormalidades em animais mortos e doentes gera rapidez na mobilização de equipes em campo para a investigação e coleta de amostras biológicas a serem analisadas em laboratório e medidas imediatas, se for o caso. Assim, a colaboração de uma pessoa comum com um celular na mão e que encontra o animal na natureza, em áreas urbanas ou rurais, aciona todo o sistema de vigilância do SUS dando celeridade, eficácia, economia de recursos e qualidade de dados para tomada de decisão.


Objetivos:

  • Gerar, a partir dos registros georreferenciadas informados pelos usuários, modelos de alerta de ocorrências de agravos na fauna silvestre, especialmente os com potencial de acometimento humano, e modelos de previsão de oportunidades ecológicas para emergência de doenças.
  • Proporcionar de maneira rápida e eficiente, o fluxo de informações entre o CISS; a Rede Participativa em Saúde Silvestre e a Rede de Laboratórios em Saúde Silvestre; a sociedade, por meio da ciência cidadã, e os setores de governo e tomadores de decisão.
  • Disponibilizar informações sobre os resultados das modelagens para a comunidade, tomadores de decisão e a sociedade.
  •  Integrar-se às plataformas governamentais georreferenciadas, especialmente o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira- SIBBr e a Plataforma INDE, com padrão de Metadados.
  •